sábado, 14 de janeiro de 2012

Preciso ter uma empresa para viver do meu site ou blog?

Com certeza não de início. Mas uma empresa pode ajudar em alguns aspectos, principalmente quando o site tiver anunciantes maiores.

Os programas mais simples de rentabilização de sites que funcionam (como Google Adsense e Mercado Livre) fazem pagamentos para pessoa física, não sendo necessária uma empresa para o recebimento. Na verdade, em boa parte dos casos, o recebimento como pessoa física é bem mais fácil do que como empresa.

Uma empresa começa a ser necessária porém para fechamento de publicidade direta com empresas de maior porte, que exigem nota fiscal. Obviamente não é uma necessidade para sites que ainda não estão sendo rentabilizados. Para a maior parte das empresas existe ainda, em boa parte do Brasil a possibilidade de impressão de notas fiscais avulsas sem necessidade de abertura de empresa.

Mas mesmo que seja possível receber os pagamentos como pessoa física de todos os anunciantes, quando o valor dos pagamentos começar a ficar mais alto, crescem as vantagens de ter uma empresa para recolher menos impostos sobre o valor arrecadado. A alíquota de Imposto de Renda para pessoas físicas pode chegar a até 27.5%, enquanto uma empresa cadastrada no modelo Simples recolhe pouco mais de 5% de imposto único sobre a arrecadação. Por outro lado ter uma empresa gera custos mensais com contador (no mínimo meio salário mínimo para empresas de pequeno porte) e alguns poucos custos anuais, além, claro, dos custos para abertura e fechamento da empresa.

Resumindo...

a) Receber como pessoa física é a melhor opção caso a soma de todos as suas rendas não o façam cair nas alíquotas de imposto mais altas.

b) Empresas têm um custo fixo mais alto mas pagam porcentagens menores de impostos, sendo uma melhor opção à medida que os ganhos aumentam.

Pense duas vezes antes de abrir uma empresa. E escolha com cuidado seu contador. Passei pela experiência de abrir uma empresa em formato equivocado e ter de fecha-la em seguida, e garanto que não é agradável. Mas isso é tema para um outro post. :-)

3 comentários:

  1. Oi, poderia desenvolver melhor esse assunto. Ainda tenho muitas dúvidas em relação a isso. Caso eu tenha anúncios diretos como os do Wiplash, eu posso me cadastrar como empreendedora individual, por exemplo? Preciso ainda de um contador?

    Abraços,

    Thaís Costa
    viagensbizarras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Na verdade a maior parte dos anunciantes pequenos não exige nem mesmo o cadastro de empreendedora individual. O mesmo vale para os programas de rentabilização como Adsense ou Mercado Livre. Mas recomendaria se preocupar com isso apenas quando sentisse necessidade disso. Num primeiro momento é melhor investir todos os esforços em gerar conteúdo e tentar conseguir conquistar o público. Teste o potencial comercial do site com o Adsense do Google. É fácil e rápido de implantar, principalmente no caso de site no Blogspot. Caso tenha um retorno (mesmo que pequeno) no Adsense eu encararia como sinal de que o site já tem potencial comercial. Se o retorno for nulo, continue investindo em conteúdo e divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Parabéns por todo trabalho João! Abraços, Danilo. www.agendametal.com.br

    ResponderExcluir