sábado, 14 de janeiro de 2012

Posso viver de um blog ao invés de um site?

Antes de mais nada... um blog é um site. :-)

E pode ser rentabilizado tão bem quanto qualquer site. Talvez melhor.

Ao criar um blog usando um framework e layout prontos, lhe sobrará tempo para criar conteúdo, que é o que faz diferença e conquista usuários em um site. O Whiplash.Net usa um CMS próprio, e mudar isso é muito difícil depois que o site já se estabilizou. Se eu fosse criar o site novamente, o faria em formato de blog usando um framework e layout prontos (como é o caso deste blog que você está lendo). Teria gasto menos dinheiro, menos tempos, e tido mais recursos para investir em conteúdo.

Você acha mais difícil rentabilizar um blog? Comente abaixo. :-)

10 comentários:

  1. Bom, eu acho que existe algumas diferenças entre blog e site....claro que é um site, é uma página na internet, mas no meu caso, no meu blog, eu tenho uma liberdade maior para escrever, é algo mais informal. Os textos que republico no Whiplash por exemplo, são os de cunho mais jornalísticos.

    Claro que um layout que se enquadre no público pode ajudar! Mas depois de que o site/blog já está estabilizado, como vc disse, mudar é difícil. I meu eu fiz antes de abrir ao público, e esporadicamente faço modificações simples no cabeçalho, mas mudar radicalmente tudo, não faço não. Muito trabalho! rs

    No quesito de tornar o blog rentável...só sei qo Adsense não dá resultado. Creio que resultado mesmo só vendendo publicidade, colando preço por dia, e não por clique, assim como faz o Whiplash. Mas esse assunto eu estou aqui pra aprender!!

    Abraço

    Iza Rodrigues
    Menina Headbanger

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante os textos deste blog. Legal saber os pontos altos e baixos de manter um site como o Whiplash. Enfim, tenho meu site/blog, mas nunca pensei em sequer tirar um real dele; apenas fazer algumas entrevistas com bandas que eu aprecio, conhecer pessoas novas e tomar uma cerveja com as mesmas. ;-D

    Plínio Alves - Polêmico Rock

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João... por causa da sua iniciativa hoje temos à nossa disposição a maior referência sobre o mundo do rock.
    Obrigado

    Mario Linhares

    ResponderExcluir
  4. Acho que é possível e espero que sim, mas gostaria de + dicas!

    Daniel - ALITERASOM

    ResponderExcluir
  5. Cara, conseguir viver com o que você sempre sonhou é privilégio de poucos. Gostei muito da ideia desse blog e vou acessá-lo com frequência. Espero conseguir boas dicas para o meu projeto, no caso o UNDERGROUND - videocast de Metal e Rock. Ainda está em estágio inicial, em "fase de teste", vamos dizer assim, mas espero seguir falando desses dois gêneros musicais muito apaixonantes.

    Abraço,

    Samuel Barcelos

    ResponderExcluir
  6. Tenho um blog de viagens há 2 anos, mas sem muita visibilidade. Agora senti a necessidade e vontade de desenvolvê-lo melhor para tentar rentabilizá-lo e, quem sabe, viver dele algum dia. Então vou reinaugurá-lo em março com domínio próprio, algumas novidades e um layout mais completo do wordpress. Adorei esse blog, acho que está me ajudando muito e aguardo mais dicas para saber como conseguir parcerias, patrocínios e renda nessa fase inicial do blog.

    Abraço,

    Thaís Costa
    Viagensbizarras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Entre tantos projetos tenho o de um site sobre turismo. Acho que é um nicho relativamente fácil de rentabilizar além de interessante. Boa sorte no projeto. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber desse seu projeto. Querendo uma parceria, fique à vontade para entrar em contato. Obrigada.

      Excluir
  8. Eu faria a mesma coisa que você disse. Também tenho um blog no Blogger, com design simples. Não vivo dele, mas o conteúdo dele me abre portas no mercado.

    Parabéns pela sua história!

    ResponderExcluir
  9. Gosto de plataformas gratuitas, pois garantem maior gama suficiente de recursos para quem é iniciante nesse meio. Optar por um CMS é mais válido por conta da rapidez de atualizações, deixando de lado aquela história de fazer "tudo à mão" com HTML, CSS, JS.

    Ter um blogzinho é uma boa experiência, pois uma vez ou outra, você terá que editá-lo para ampliar suas funcionalidades, e conhecerá um pouco sobre edição de layout. Um grande abraço, João!

    ResponderExcluir